<\/strong><\/p><\/strong><\/p><\/strong><\/p>CONTRATO DE CONS\u00d3RCIO P\u00daBLICO<\/strong><\/p>T\u00cdTULO I<\/strong><\/p><\/strong><\/p>DAS DISPOSI\u00c7\u00d5ES INICIAIS<\/strong><\/p>CAP\u00cdTULO I<\/strong><\/p><\/strong><\/p>DO CONSORCIAMENTO<\/strong><\/p> CL\u00c1USULA 1\u00aa (Dos subscritores).<\/strong> S\u00e3o subscritores deste Protocolo de Inten\u00e7\u00f5es:<\/p> I \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE SALES\u00d3POLIS<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 46.523.296\/0001-26, com sede na Rua Pedro Rodrigues de Camargo, n\u00ba 215 \u2013 Centro, Sales\u00f3polis, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Benedito Rafael da Silva;<\/p> II \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE JAMBEIRO<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 45.190.824\/0001-00, com sede na Rua Coronel Jo\u00e3o Franco de Camargo, n\u00ba 80 \u2013 Centro, Jambeiro, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Altemar Machado Mendes Ribeiro;<\/p> III \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE BIRITIBA MIRIM<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 46.523.288\/0001-80, com sede na Rua Gildo Sevalli, N\u00ba 257 \u2013 Centro – Biritiba Mirim – SP CEP: 08940-000, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Carlos Alberto Taino Junior;<\/p> IV \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE GUARAREMA<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 46.523.262\/0001-31, com sede na Pra\u00e7a Coronel Bras\u00edlio Fonseca, 35 \u2013 Centro, Guararema-SP CEP: 08900-000, neste ato representado por seu Prefeito Municipal em exerc\u00edcio, Adriano de Toledo Leite;<\/p> V \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE IGARAT\u00c1<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 46.694.147\/0001-20, com sede na Av. Benedito Rodrigues de Freitas, 330 \u2013 Centro – Igarata \u2013 SP- CEP: 12350-000, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Elzo Elias de Oliveira Souza;<\/p> VI \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE PARAIBUNA<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 46.643.474\/0001-52, com sede na Rua Humait\u00e1, 20 \u2013 Centro -Paraibuna – SP CEP: 12260-000, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Antonio Marcos de Barros;<\/p> VII \u2013 MUNIC\u00cdPIO DE SANTA BRANCA<\/strong>, pessoa jur\u00eddica de direito p\u00fablico interno, inscrita no CNPJ\/MF sob o n\u00ba. 46.694.121\/0001-81, com sede na Rua Prudente de Moraes, 93 \u2013 Centro – Santa Branca \u2013 SP, CEP: 12380-000, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Adriano Pereira.<\/p> \u00a7 1\u00ba<\/strong> O ente da Federa\u00e7\u00e3o n\u00e3o mencionado no caput somente poder\u00e1 integrar o Cons\u00f3rcio por meio de instrumento de altera\u00e7\u00e3o do Contrato de Cons\u00f3rcio P\u00fablico, bem como a aprova\u00e7\u00e3o da maioria absoluta dos membros da Assembleia Geral e lei ratificadora do ente ingressante.<\/p> \u00a7 2\u00ba<\/strong> Todos os Munic\u00edpios criados atrav\u00e9s de desmembramento ou de fus\u00e3o de quaisquer dos entes mencionados nos incisos do caput considerar-se-\u00e3o subscritores do Protocolo de Inten\u00e7\u00f5es ou consorciados, caso o Munic\u00edpio m\u00e3e ou o que tenha participado da fus\u00e3o ou incorpora\u00e7\u00e3o seja respectivamente subscritor ou consorciado.<\/p> CL\u00c1USULA 2\u00aa (Da ratifica\u00e7\u00e3o).<\/strong> O Protocolo de Inten\u00e7\u00f5es, ap\u00f3s sua ratifica\u00e7\u00e3o mediante leis aprovadas pelos Munic\u00edpios que o tenham subscrito converter-se-\u00e1 automaticamente em Contrato de Cons\u00f3rcio P\u00fablico, ato constitutivo do CONS\u00d3RCIO INTERMUNICIPAL TR\u00caS RIOS.<\/p> \u00a7 1\u00ba<\/strong> Somente ser\u00e1 considerado consorciado o ente da Federa\u00e7\u00e3o subscritor do Protocolo de Inten\u00e7\u00f5es que o ratificar por meio de lei.<\/p> \u00a7 2\u00ba<\/strong> Ser\u00e1 automaticamente admitido como consorciado o ente da Federa\u00e7\u00e3o que efetuar a ratifica\u00e7\u00e3o em at\u00e9 2 (dois) anos da data da primeira subscri\u00e7\u00e3o deste instrumento.<\/p> \u00a7 3\u00ba<\/strong> A ratifica\u00e7\u00e3o realizada ap\u00f3s 2 (dois) anos da data da primeira subscri\u00e7\u00e3o somente ser\u00e1 v\u00e1lida ap\u00f3s homologa\u00e7\u00e3o da Assembleia Geral.<\/p> \u00a7 4\u00ba<\/strong> A subscri\u00e7\u00e3o pelo Chefe do Poder Executivo n\u00e3o induz a obriga\u00e7\u00e3o de ratificar, cuja decis\u00e3o caber\u00e1, soberanamente, ao respectivo Poder Legislativo.<\/p> \u00a7 5\u00ba<\/strong> Somente poder\u00e1 ratificar este instrumento o ente da Federa\u00e7\u00e3o que, antes, o tenha subscrito.<\/p> \u00a7 6\u00ba<\/strong> A altera\u00e7\u00e3o do Contrato de Cons\u00f3rcio depender\u00e1 de instrumento aprovado pela Assembleia Geral, cuja efic\u00e1cia depender\u00e1 de ratifica\u00e7\u00e3o, mediante lei, por parte de todos os consorciados.<\/p> \u00a7 7\u00ba \u00c9 dispensado da ratifica\u00e7\u00e3o prevista no caput<\/em> deste artigo o ente da federa\u00e7\u00e3o que, antes de subscrever o protocolo de inten\u00e7\u00f5es, disciplinar por lei a sua participa\u00e7\u00e3o no consorcio p\u00fablico.<\/p> CAP\u00cdTULO II<\/strong><\/p>DA DENOMINA\u00c7\u00c3O, PRAZO E SEDE<\/strong><\/p> CL\u00c1USULA 3\u00ba (Da denomina\u00e7\u00e3o e natureza jur\u00eddica).<\/strong> O CONS\u00d3RCIO INTERMUNICIPAL TR\u00caS RIOS se constituir\u00e1 em forma de associa\u00e7\u00e3o p\u00fablica, adquirindo personalidade jur\u00eddica de direito p\u00fablico e natureza aut\u00e1rquica, do tipo associa\u00e7\u00e3o p\u00fablica, com personalidade jur\u00eddica de direito p\u00fablico (art. 41, IV, do C\u00f3digo Civil).<\/p> PAR\u00c1GRAFO \u00daNICO.<\/strong> O Cons\u00f3rcio adquirir\u00e1 personalidade jur\u00eddica com a convers\u00e3o do presente Protocolo de Inten\u00e7\u00f5es em Contrato de Cons\u00f3rcio P\u00fablico ap\u00f3s aprova\u00e7\u00e3o das leis ratificadoras (Cl\u00e1usula 2\u00aa, caput).<\/p>CL\u00c1USULA 4\u00aa (Do prazo de dura\u00e7\u00e3o).<\/strong> O Cons\u00f3rcio viger\u00e1 por prazo indeterminado.<\/p> CL\u00c1USULA 5\u00aa (Da sede).<\/strong> A sede do Cons\u00f3rcio \u00e9 o Munic\u00edpio de Jambeiro, Estado de S\u00e3o Paulo, Rua Coronel Jo\u00e3o Franco de Camargo, 80, Centro.<\/p> PAR\u00c1GRAFO \u00daNICO. <\/strong>A Assembleia Geral poder\u00e1 alterar a sede mediante decis\u00e3o adotada com o mesmo qu\u00f3rum exigido para a aprova\u00e7\u00e3o de altera\u00e7\u00e3o dos estatutos, podendo manter escrit\u00f3rios em outros Munic\u00edpios.<\/p> CLAUSULA 6\u00aa (Da \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o).<\/strong> A \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o do Cons\u00f3rcio corresponde \u00e0 soma dos territ\u00f3rios dos Munic\u00edpios que o integram.<\/p> CAP\u00cdTULO III<\/strong><\/p><\/strong><\/p>DAS FINALIDADES<\/strong><\/p> CLA\u00daSULA 7\u00ba (Das finalidades gerais).<\/strong> S\u00e3o finalidades Gerais do Cons\u00f3rcio Intermunicipal Tr\u00eas Rios:<\/p> I)<\/strong> A representa\u00e7\u00e3o e o fortalecimento, em conjunto dos Munic\u00edpios que o integram, em assuntos de interesse comum perante Entes, Entidades e \u00d3rg\u00e3os P\u00fablicos e Organiza\u00e7\u00f5es privadas, nacionais ou internacionais;<\/p> II)<\/strong> Desenvolver servi\u00e7os e atividades de interesse dos Munic\u00edpios consorciados, de acordo com os programas de trabalho aprovados pela Assembleia Geral;<\/p> III)<\/strong> A presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de planejamento, constru\u00e7\u00e3o e conserva\u00e7\u00e3o dos sistemas vi\u00e1rio urbano e rural, no \u00e2mbito territorial dos munic\u00edpios que o comp\u00f5e;<\/p> IV)<\/strong> Perenizar as vias de escoamento da produ\u00e7\u00e3o agropastoril e otimizar a malha vi\u00e1ria dos munic\u00edpios integrantes do Cons\u00f3rcio;<\/p> V)<\/strong> Recuperar, manter e melhorar a estrutura vi\u00e1ria, assim como a drenagem e o escoamento de \u00e1guas pluviais nas periferias urbanas e a pavimenta\u00e7\u00e3o de n\u00facleos habitacionais;<\/p> VI)<\/strong> Conter o processo de eros\u00e3o e de assoreamento dos recursos h\u00eddricos em \u00e1reas urbanas e rurais;<\/p> VII)<\/strong> Promover o desenvolvimento rural e urbano dos Munic\u00edpios consorciados, assim como o bem estar da comunidade nos seus \u00e2mbitos social, cultural e econ\u00f4mico;<\/p> VIII)<\/strong> Executar projetos espec\u00edficos de acordo com aprova\u00e7\u00e3o da Assembleia Geral e as finalidades do cons\u00f3rcio;<\/p> IX)<\/strong> presta\u00e7\u00e3o de assist\u00eancia t\u00e9cnica e no desenvolvimento de atividades, quando aprovados pela Assembleia Geral, tais como:<\/p> a \u2013 a elabora\u00e7\u00e3o de propostas para o desenvolvimento regional, inclusive realizando debates e executando estudos\u037e<\/p> b \u2013<\/strong> a gest\u00e3o associada de servi\u00e7os p\u00fablicos de saneamento b\u00e1sico, de transporte urbano ou intermunicipal, constru\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o de estradas, abatedouros e frigor\u00edficos\u037e<\/p>c \u2013<\/strong> a implanta\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o de infraestrutura e equipamentos urbanos\u037e<\/p>d \u2013<\/strong> a promo\u00e7\u00e3o do turismo, inclusive mediante gest\u00e3o ou explora\u00e7\u00e3o de bens ou equipamentos e execu\u00e7\u00e3o de obras\u037e<\/p>e \u2013<\/strong> a disciplina do tr\u00e2nsito urbano, inclusive efetivando seu planejamento e exercendo o poder de pol\u00edcia na inst\u00e2ncia direta ou recursal\u037e<\/p>f \u2013<\/strong> a execu\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es de desenvolvimento rural, inclusive o apoio \u00e0 agricultura familiar\u037e<\/p>g \u2013 <\/strong>a execu\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es de assist\u00eancia social e de seguran\u00e7a alimentar e nutricional, atendidos os princ\u00edpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema \u00danico de Assist\u00eancia Social \u2013 SUAS e a Pol\u00edtica Nacional de Seguran\u00e7a Alimentar e Nutricional\u037e<\/p> X \u2013<\/strong> o apoio, quando aprovado pela Assembleia Geral:<\/p> a)<\/strong> \u00e0 gest\u00e3o administrativa e financeira municipal, inclusive treinamento e forma\u00e7\u00e3o de cidad\u00e3os e servidores municipais\u037e<\/p>b)<\/strong> ao planejamento e gest\u00e3o urbana e territorial municipal ou intermunicipal, inclusive regulariza\u00e7\u00e3o fundi\u00e1ria e mobilidade urbana, e da pol\u00edtica habitacional\u037e<\/p>c)<\/strong> \u00e0 gest\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o de infraestrutura aeroportu\u00e1ria, atendidos os termos de delega\u00e7\u00e3o da Uni\u00e3o\u037e<\/p>d)<\/strong> \u00e0 gest\u00e3o da pol\u00edtica ambiental, inclusive subsidiando a emiss\u00e3o de licen\u00e7as e a fiscaliza\u00e7\u00e3o\u037e<\/p>e) \u00e0 execu\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o infantil, ensino fundamental, ensino m\u00e9dio, educa\u00e7\u00e3o profissional e de alfabetiza\u00e7\u00e3o, inclusive de adultos, bem como de programas suplementares de material did\u00e1tico-escolar, transporte, alimenta\u00e7\u00e3o e assist\u00eancia \u00e0 sa\u00fade\u037e<\/p> XI \u2013 <\/strong>o planejamento e a execu\u00e7\u00e3o descentralizada da Pol\u00edtica de Desenvolvimento Urbano\u037e<\/p> XII \u2013<\/strong> a execu\u00e7\u00e3o de forma descentralizada da Pol\u00edtica de Cultura, bem como a integra\u00e7\u00e3o das a\u00e7\u00f5es de pol\u00edtica cultural dos entes da Federa\u00e7\u00e3o consorciados\u037e<\/p> XIII \u2013<\/strong> a participa\u00e7\u00e3o na formula\u00e7\u00e3o da Pol\u00edtica de Planejamento e Ordenamento Territorial, bem como na execu\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es a ela relativas\u037e<\/p> XIV \u2013<\/strong> a aquisi\u00e7\u00e3o de bens ou a execu\u00e7\u00e3o de obras para o uso compartilhado ou individual dos consorciados, bem como a administra\u00e7\u00e3o desses bens ou outros cuja gest\u00e3o venha a ser entregue ao Cons\u00f3rcio\u037e<\/p> XV \u2013<\/strong> a realiza\u00e7\u00e3o de licita\u00e7\u00f5es compartilhadas de que decorra contrato a ser celebrado por \u00f3rg\u00e3o ou entidade da administra\u00e7\u00e3o direta ou indireta de consorciado.<\/p> XVI<\/strong> \u2013 Esquematizar, adotar, elaborar e executar sempre que cab\u00edvel, em coopera\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica e financeira com os poderes p\u00fablicos Federal, Estadual e Municipal da administra\u00e7\u00e3o direta e indireta, projetos, obras e servi\u00e7os de qualquer natureza, que visem promover, melhorar e controlar as atividades administrativas de interesse p\u00fablico, tais como:<\/p>a)<\/strong> o abastecimento de \u00e1gua, o fornecimento de energia el\u00e9trica e os meios de comunica\u00e7\u00e3o, fiscalizando a qualidade dos servi\u00e7os oferecidos;<\/p>b)<\/strong> as condi\u00e7\u00f5es de saneamento b\u00e1sico e ambiental e a qualidade das \u00e1guas;<\/p>c)<\/strong> a coleta, o tratamento e a disposi\u00e7\u00e3o dos res\u00edduos s\u00f3lidos;<\/p>d)<\/strong> a drenagem das \u00e1guas pluviais, as atividades de preven\u00e7\u00e3o de enchentes e o controle da eros\u00e3o, bem como promover outras a\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 eleva\u00e7\u00e3o da qualidade do meio ambiente na \u00e1rea da bacia hidrogr\u00e1fica que compreende o territ\u00f3rio de atua\u00e7\u00e3o do CONS\u00d3RCIO INTERMUNICIPAL TRES RIOS;<\/p>e)<\/strong> nas solu\u00e7\u00f5es em conjunto com autoridades policiais, judiciais e religiosas, nas quest\u00f5es referentes \u00e0 inf\u00e2ncia e juventude, aos sem-teto, aos desabrigados, aos desempregados e a todos que necessitam do aux\u00edlio das administra\u00e7\u00f5es municipais.<\/p>f)<\/strong> avaliar as medidas necess\u00e1rias, com o apoio dos munic\u00edpios, para o desenvolvimento socioecon\u00f4mico e ambiental dos munic\u00edpios consorciados;<\/p> \u00a7 1\u00ba<\/strong>. No \u00e2mbito da gest\u00e3o associada prevista na al\u00ednea \u201cb\u201d do inciso IX:<\/p> I \u2013<\/strong> no que se refere ao exerc\u00edcio de compet\u00eancias relativas ao planejamento, regula\u00e7\u00e3o, fiscaliza\u00e7\u00e3o ou o modelo de presta\u00e7\u00e3o, inclusive contrata\u00e7\u00e3o, dos servi\u00e7os p\u00fablicos dar-se-\u00e1 nos termos de decis\u00e3o da Assembleia Geral, exigida a manifesta\u00e7\u00e3o un\u00e2nime dos entes da Federa\u00e7\u00e3o consorciados\u037e<\/p> II \u2013<\/strong> no que se refere \u00e0 presta\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os pelo pr\u00f3prio Cons\u00f3rcio, depender\u00e1 da celebra\u00e7\u00e3o de contrato de programa.<\/p> \u00a7 2\u00ba. <\/strong>As finalidades previstas nas al\u00edneas \u201cc\u201d, \u201cd\u201d e \u201ce\u201d do inciso IX e as previstas no inciso X, depender\u00e3o de conv\u00eanios com o Munic\u00edpio consorciado, os quais poder\u00e3o prever transfer\u00eancia de recursos financeiros somente por meio de contratos a eles vinculados.<\/p> \u00a7 3\u00ba. <\/strong>Quando forem necess\u00e1rios conv\u00eanios, estes poder\u00e3o prever a execu\u00e7\u00e3o direta, pelo Cons\u00f3rcio, de a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o profissional, alfabetiza\u00e7\u00e3o, inclusive de adultos, e transporte escolar.<\/p> \u00a7 4\u00ba.<\/strong> Mediante a lei que ratificar o presente instrumento, e constitu\u00eddo o cons\u00f3rcio p\u00fablico, ficam revogadas, no territ\u00f3rio de atua\u00e7\u00e3o do Cons\u00f3rcio, as compet\u00eancias iguais ou assemelhadas antes atribu\u00eddas a \u00f3rg\u00e3os ou entidades que integram a administra\u00e7\u00e3o de ente da Federa\u00e7\u00e3o consorciado, com exce\u00e7\u00e3o das compet\u00eancias que dependam de aprova\u00e7\u00e3o da Assembleia Geral, em que apenas a execu\u00e7\u00e3o da compet\u00eancia ser\u00e1 delegada, mediante conv\u00eanios.<\/p> \u00a7 5\u00ba.<\/strong> Depender\u00e1 da decis\u00e3o da Assembleia Geral <\/strong>prevista no inciso <\/strong>I do \u00a7 1\u00ba a revoga\u00e7\u00e3o prevista no \u00a7 4\u00ba em rela\u00e7\u00e3o ao planejamento, regula\u00e7\u00e3o, fiscaliza\u00e7\u00e3o e modelo de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os p\u00fablicos em regime de gest\u00e3o associada.<\/p> \u00a7 6\u00ba.<\/strong> Os bens adquiridos ou produzidos na forma do inciso XIV, inclusive o derivados de obras ou investimentos em comum, ter\u00e3o o seu uso e propriedade disciplinados por contrato entre os entes da Federa\u00e7\u00e3o interessados e o Cons\u00f3rcio.<\/p> \u00a7 7\u00ba.<\/strong> Omisso o contrato mencionado no \u00a7 6\u00ba, nos casos de retirada de consorciado ou de extin\u00e7\u00e3o do Cons\u00f3rcio, os bens permanecer\u00e3o em condom\u00ednio entre os entes da Federa\u00e7\u00e3o que contribu\u00edram para a sua aquisi\u00e7\u00e3o ou produ\u00e7\u00e3o.<\/p> \u00a7 8\u00ba.<\/strong> As licita\u00e7\u00f5es compartilhadas mencionadas no inciso XV poder\u00e3o se referir a qualquer atividade de interesse de consorciado, n\u00e3o ficando adstritas ao atendimento de finalidades espec\u00edficas do Cons\u00f3rcio.<\/p> \u00a7 9\u00ba.<\/strong> O exerc\u00edcio das compet\u00eancias previstas nos incisos XI, XII e XIII, e a gest\u00e3o associada de servi\u00e7os de transporte p\u00fablico intermunicipal, depender\u00e1 de o Estado de S\u00e3o Paulo ratificar o presente instrumento.<\/p> CL\u00c1USULA 8\u00aa<\/strong> S\u00e3o finalidades especificas do Cons\u00f3rcio:<\/p> I \u2013 Infraestrutura:<\/p> a) integrar a regi\u00e3o aos principais sistemas vi\u00e1rios da Regi\u00e3o portos e aeroportos;<\/p> b) aprimorar os sistemas log\u00edsticos de transporte rodovi\u00e1rio e ferrovi\u00e1rio de cargas;<\/p> c) aprimorar os sistemas de telecomunica\u00e7\u00f5es vinculados \u00e0s novas tecnologias;<\/p> d) promover investimentos no saneamento integrado b\u00e1sico e servi\u00e7os urbanos;<\/p> e) colaborar para o gerenciamento regional de tr\u00e2nsito;<\/p> f) implantar programas de opera\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o do sistema de macrodrenagem;<\/p> g) Implementar e aprimorar o transporte coletivo urbano municipal;<\/p> h) desenvolver plano regional de acessibilidade;<\/p> i) implantar, executar, gerenciar servi\u00e7os referentes \u00e0 energia el\u00e9trica e ilumina\u00e7\u00e3o.<\/p> II – Desenvolvimento Econ\u00f4mico Regional:<\/p> a) atuar pelo fortalecimento e moderniza\u00e7\u00e3o de complexos e setores estrat\u00e9gicos para a atividade econ\u00f4mica regional, destacando-se o ramo da cadeia produtiva automotiva, do complexo petroqu\u00edmico, cosm\u00e9tica, moveleira, gr\u00e1fica, constru\u00e7\u00e3o civil, metal-mec\u00e2nica, turismo, com\u00e9rcio e servi\u00e7os;<\/p> b) desenvolver pol\u00edticas de incentivo \u00e0s micro e pequenas empresas;<\/p> c) desenvolver atividades de apoio \u00e0 moderniza\u00e7\u00e3o da economia regional, como a log\u00edstica, tecnologia da informa\u00e7\u00e3o, telecomunica\u00e7\u00f5es, design, engenharia e gest\u00e3o da qualidade;<\/p> d) promover a\u00e7\u00f5es visando \u00e0 gera\u00e7\u00e3o de trabalho e renda.<\/p> III – Desenvolvimento urbano e gest\u00e3o ambiental:<\/p> a) promover o desenvolvimento urbano e habitacional;<\/p> b) desenvolver a\u00e7\u00f5es de requalifica\u00e7\u00e3o urbana com inclus\u00e3o social;<\/p> c) desenvolver atividades de planejamento e gest\u00e3o ambiental;<\/p> d) atuar pela implanta\u00e7\u00e3o de um sistema integrado de gest\u00e3o e destina\u00e7\u00e3o final de res\u00edduos s\u00f3lidos industrial, residencial, da constru\u00e7\u00e3o civil e hospitalar;<\/p> e) promover a articula\u00e7\u00e3o regional dos planos diretores e legisla\u00e7\u00e3o urban\u00edstica;<\/p> f) desenvolver atividades de controle e fiscaliza\u00e7\u00e3o integrada das ocupa\u00e7\u00f5es de \u00e1reas de manancial, com participa\u00e7\u00e3o da sociedade civil no processo de monitoramento;<\/p> g) desenvolver atividades de educa\u00e7\u00e3o ambiental;<\/p> h) executar a\u00e7\u00f5es regionais na \u00e1rea de recursos h\u00eddricos e saneamento;<\/p> i) criar instrumentos econ\u00f4micos e mecanismos de compensa\u00e7\u00e3o para a gest\u00e3o ambiental;<\/p> j) estabelecer programas integrados de coleta seletiva do lixo, reutiliza\u00e7\u00e3o e reciclagem.<\/p> IV – Sa\u00fade:<\/p> a) organizar redes regionais integradas para assist\u00eancia em diversas especialidades, envolvendo os equipamentos municipais e estaduais da regi\u00e3o;<\/p> b) aprimorar os equipamentos de sa\u00fade;<\/p> c) ampliar a oferta de leitos p\u00fablicos e o acesso \u00e0s redes de alta complexidade;<\/p> d) melhorar e ampliar os servi\u00e7os de assist\u00eancia ambulatorial e de cl\u00ednicas;<\/p> e) fortalecer o sistema de regula\u00e7\u00e3o municipal e regional;<\/p> f) aprimorar o sistema de vigil\u00e2ncia sanit\u00e1ria;<\/p> g) fortalecer o sistema de financiamento p\u00fablico, municipais e regional de sa\u00fade;<\/p> h) oferecer programas regionais de educa\u00e7\u00e3o permanente para os profissionais da sa\u00fade;<\/p> i) promover a\u00e7\u00f5es integradas voltadas ao abastecimento alimentar;<\/p> V \u2013 Educa\u00e7\u00e3o, Cultura e Esportes:<\/p> a) fortalecer a qualidade do ensino infantil nos principais aspectos, dentre outros: regulamenta\u00e7\u00e3o, atendimento \u00e0 demanda, gest\u00e3o educacional, melhoria dos equipamentos p\u00fablicos, gest\u00e3o financeira, manuten\u00e7\u00e3o da rede f\u00edsica, informatiza\u00e7\u00e3o, educa\u00e7\u00e3o inclusiva, participa\u00e7\u00e3o da fam\u00edlia, qualifica\u00e7\u00e3o dos profissionais;<\/p> b) atuar pela qualidade do ensino fundamental; ensino m\u00e9dio regular e profissionalizante;<\/p> c) desenvolver a\u00e7\u00f5es de alfabetiza\u00e7\u00e3o de jovens e adultos;<\/p> d) promover a eleva\u00e7\u00e3o da escolaridade e qualifica\u00e7\u00e3o profissional;<\/p> e) desenvolver a\u00e7\u00f5es de capacita\u00e7\u00e3o dos gestores p\u00fablicos e profissionais da educa\u00e7\u00e3o;<\/p> f) desenvolver a\u00e7\u00f5es em prol do acesso e melhoria da qualidade do ensino superior;<\/p> g) atuar em prol das pol\u00edticas de preserva\u00e7\u00e3o e recupera\u00e7\u00e3o do patrim\u00f4nio cultural e hist\u00f3rico;<\/p> h) estimular a produ\u00e7\u00e3o cultural local;<\/p> i) desenvolver atividades de circula\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o cultural regional;<\/p> j) atuar para a excel\u00eancia da regi\u00e3o em modalidades esportivas, tanto amadoras quanto dos esportes de competi\u00e7\u00e3o;<\/p> l) desenvolver a\u00e7\u00f5es e programas voltados especificamente para a terceira idade;<\/p> VI \u2013 Assist\u00eancia, Inclus\u00e3o Social e Direitos Humanos:<\/p> a) desenvolver atividades de articula\u00e7\u00e3o regional visando superar a viola\u00e7\u00e3o de direitos da inf\u00e2ncia e adolesc\u00eancia em risco, em especial nas situa\u00e7\u00f5es do trabalho infantil, da vida na rua e da explora\u00e7\u00e3o sexual;<\/p> b) definir fluxos e padr\u00f5es de atendimento \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de rua para a opera\u00e7\u00e3o em rede dos servi\u00e7os e programas da regi\u00e3o, de forma integrada com a\u00e7\u00f5es para gera\u00e7\u00e3o de trabalho e renda, atendimento em sa\u00fade e garantia de moradia;<\/p> c) fortalecer o sistema de financiamento p\u00fablico das pol\u00edticas de assist\u00eancia social;<\/p> d) ampliar a rede regional de servi\u00e7os voltados \u00e0 prote\u00e7\u00e3o das mulheres em situa\u00e7\u00e3o de viol\u00eancia e risco de vida;<\/p> e) desenvolver a\u00e7\u00f5es em favor da defesa dos direitos humanos e contra quaisquer discrimina\u00e7\u00f5es;<\/p> VII – Seguran\u00e7a P\u00fablica:<\/p> a) desenvolver atividades regionais de seguran\u00e7a p\u00fablica capaz de integrar as a\u00e7\u00f5es policiais nos n\u00edveis municipal, estadual e federal com a\u00e7\u00f5es de car\u00e1ter social e comunit\u00e1rio, tendo por meta reduzir drasticamente os n\u00edveis de viol\u00eancia e criminalidade;<\/p> b) integrar a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a p\u00fablica regional \u00e0 rede de servi\u00e7os de assist\u00eancia e inclus\u00e3o social, requalifica\u00e7\u00e3o profissional dos servidores p\u00fablicos, campanhas e a\u00e7\u00f5es de preven\u00e7\u00e3o, media\u00e7\u00e3o de conflitos e promo\u00e7\u00e3o da cultura de paz;<\/p> c) dar aten\u00e7\u00e3o espec\u00edfica \u00e0 seguran\u00e7a dos equipamentos p\u00fablicos destinados a atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer, garantindo o direito \u00e0 sua utiliza\u00e7\u00e3o;<\/p> VIII – Fortalecimento Institucional:<\/p> a) colaborar para a redefini\u00e7\u00e3o das estruturas tribut\u00e1rias dos Munic\u00edpios para amplia\u00e7\u00e3o de suas capacidades de investimentos;<\/p> b) promover o aperfei\u00e7oamento das bases pol\u00edticas institucionais da regi\u00e3o;<\/p> c) desenvolver atividades de fortalecimento da gest\u00e3o p\u00fablica e moderniza\u00e7\u00e3o administrativa;<\/p> d) desenvolver atividades de promo\u00e7\u00e3o do marketing regional visando o fortalecimento da identidade regional;<\/p> e) instituir e promover o funcionamento das escolas de governo ou estabelecimentos cong\u00eaneres;<\/p> <\/strong><\/p>Clausula 9\u00aa <\/strong>Para viabilizar as finalidades mencionadas nas Cl\u00e1usulas 7\u00aa e 8\u00aa, o Cons\u00f3rcio poder\u00e1:<\/p> I \u2013<\/strong> realizar estudos t\u00e9cnicos e pesquisas, elaborar e monitorar planos, projetos e programas, inclusive para obten\u00e7\u00e3o de recursos estaduais ou federais\u037e<\/p> II \u2013<\/strong> prestar servi\u00e7os por meio de contrato de programa que celebrar com os titulares interessados\u037e<\/p> III \u2013<\/strong> regular e fiscalizar a presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os p\u00fablicos, diretamente ou mediante conv\u00eanio com entidade municipal ou estadual\u037e<\/p> IV \u2013<\/strong> executar, manter ou viabilizar a execu\u00e7\u00e3o de obras, inclusive mediante licita\u00e7\u00e3o e celebra\u00e7\u00e3o de contratos administrativos, em especial os de concess\u00e3o ou permiss\u00e3o\u037e<\/p> V \u2013<\/strong> adquirir ou administrar bens\u037e<\/p> VI \u2013<\/strong> promover desapropria\u00e7\u00f5es e instituir servid\u00f5es nos termos de declara\u00e7\u00e3o de utilidade ou necessidade p\u00fablica, ou de interesse social\u037e<\/p> VII \u2013<\/strong> assessorar e prestar assist\u00eancia t\u00e9cnica, administrativa, cont\u00e1bil e jur\u00eddica aos Munic\u00edpios consorciados\u037e<\/p> VIII \u2013<\/strong> capacitar cidad\u00e3os e lideran\u00e7as dos Munic\u00edpios consorciados, servidores do Cons\u00f3rcio ou dos entes da Federa\u00e7\u00e3o consorciados\u037e<\/p> IX \u2013<\/strong> promover campanhas educativas e mobilizar a sociedade civil para a gest\u00e3o participativa\u037e<\/p> X \u2013<\/strong> formular, implantar, operar e manter sistemas de informa\u00e7\u00f5es articulados com os sistemas estadual e nacional correspondente\u037e<\/p> XI \u2013<\/strong> elaborar e publicar revistas ou outros peri\u00f3dicos, cartilhas, manuais e quaisquer materiais t\u00e9cnicos ou informativos, impressos ou em meio eletr\u00f4nico, bem como promover a divulga\u00e7\u00e3o e suporte das a\u00e7\u00f5es do Cons\u00f3rcio por qualquer esp\u00e9cie de m\u00eddia\u037e<\/p> XII \u2013<\/strong> exercer o poder de pol\u00edcia administrativa\u037e<\/p> XIII \u2013<\/strong> rever e reajustar taxas e tarifas de servi\u00e7os p\u00fablicos, bem como elaborar estudos e planilhas referentes aos custos dos servi\u00e7os e sua recupera\u00e7\u00e3o\u037e<\/p> XIV \u2013<\/strong> emitir documentos de cobran\u00e7a e exercer atividades de arrecada\u00e7\u00e3o de tarifas e de outros pre\u00e7os p\u00fablicos, inclusive mediante conv\u00eanio com entidades privadas ou p\u00fablicas\u037e<\/p> XV \u2013<\/strong> prestar apoio financeiro e operacional para o funcionamento de fundos e conselhos\u037e<\/p> XVI \u2013<\/strong> representar os titulares, ou parte deles, em contrato de concess\u00e3o celebrado ap\u00f3s licita\u00e7\u00e3o, ou em contrato de programa que possua por objeto a presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os p\u00fablicos\u037e<\/p> XVII \u2013 <\/strong>realizar estudos t\u00e9cnicos para informar o licenciamento ambiental e urban\u00edstico por consorciado\u037e<\/p> XVIII \u2013 <\/strong>prestar servi\u00e7o de utilidade p\u00fablica de planejamento, gest\u00e3o, opera\u00e7\u00e3o, educa\u00e7\u00e3o, aplica\u00e7\u00e3o de penalidades e fiscaliza\u00e7\u00e3o dos sistemas locais de tr\u00e2nsito e dos modos de transporte p\u00fablico coletivos dos consorciados e demais prerrogativas previstas no C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro, ou de outra atividade diretamente relacionada\u037e<\/p> XIX \u2013<\/strong> exercer outras compet\u00eancias necess\u00e1rias \u00e0 fiel execu\u00e7\u00e3o de suas finalidades e que sejam compat\u00edveis com o seu regime jur\u00eddico.<\/p> PAR\u00c1GRAFO \u00daNICO.<\/strong> O conv\u00eanio previsto no inciso III poder\u00e1 delegar a arrecada\u00e7\u00e3o de taxa, bem como a aplica\u00e7\u00e3o dos recursos, nos termos de plano de trabalho, devendo haver a presta\u00e7\u00e3o de contas ao Cons\u00f3rcio.<\/p> <\/strong><\/p>CAP\u00cdTULO IV<\/strong><\/p><\/strong><\/p>DA GEST\u00c3O ASSOCIADA DE SERVI\u00c7OS P\u00daBLICOS<\/strong><\/p><\/strong><\/p> CL\u00c1USULA 10\u00aa (Da autoriza\u00e7\u00e3o). <\/strong>Os consorciados autorizam a gest\u00e3o associada de servi\u00e7os p\u00fablicos mencionada na al\u00ednea \u201cb\u201d do Inciso IX da Cl\u00e1usula 7\u00aa, inclusive no que se refere ao seu planejamento, regula\u00e7\u00e3o, fiscaliza\u00e7\u00e3o e presta\u00e7\u00e3o.<\/p> PAR\u00c1GRAFO \u00daNICO.<\/strong> A efic\u00e1cia da autoriza\u00e7\u00e3o mencionada no caput depender\u00e1 de decis\u00e3o da Assembleia Geral.<\/p> CL\u00c1USULA 11\u00aa. (Da uniformidade das normas de planejamento, regula\u00e7\u00e3o e fiscaliza\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os em regime de gest\u00e3o associada). <\/strong>Mediante a ratifica\u00e7\u00e3o do presente instrumento, as normas municipais de disciplina do planejamento, regula\u00e7\u00e3o, fiscaliza\u00e7\u00e3o, contrata\u00e7\u00e3o e presta\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os, objeto do Cons\u00f3rcio, poder\u00e3o ser em regime de gest\u00e3o associada.<\/p> <\/strong><\/p>T\u00cdTULO II<\/strong><\/p><\/strong><\/p>DA ORGANIZA\u00c7\u00c3O DO CONS\u00d3RCIO<\/strong><\/p><\/strong><\/p>CAP\u00cdTULO I<\/strong><\/p><\/strong><\/p>DAS DISPOSI\u00c7\u00d5ES GERAIS<\/strong><\/p> |